GRAND THEFT AUTO V

GRAND THEFT AUTO V

Origem: Games & Tutoriais

 

Grand Theft Auto V
Desenvolvedora Rockstar North
Publicadora(s) Rockstar Games
Distribuidora Take-Two Interactive
Diretor Adam Fowler
Produtor Leslie Benzies
Designer Aaron Garbut
Escritor(es) Dan Houser1
Michael Unsworth
Robert Humphries
Compositor(es) The Alchemist
Oh No
Tangerine Dream
Woody Jackson
Motor RAGE2 com Euphoria3 e Bullet Physics Library3
Plataforma(s) PlayStation 3Xbox 3604
Série Grand Theft Auto
Data(s) de lançamento 17 de Setembro de 20135
  • BR 19 de Setembro de 20136
  • JP 10 de Outubro de 20137 8
Gênero(s) Acção-aventura, mundo aberto9
Modos de jogo Um-jogadormultijogador online
Classificação Inadequado para menores de 18 anos i DEJUS (Brasil)10
Inadequado para menores de 17 anos i ESRB (América do Norte)11
R 18.svg i OFLCA (Austrália)12
Inadequado para menores de 18 anos i PEGI (Europa)
Mídia Disco Blu-ray (PlayStation 3)
2x DVD-DL (Xbox 360)

 

Grand Theft Auto V é um videojogo de acção-aventura em terceira pessoa, jogado em mundo aberto produzido pela Rockstar North, produtor de jogos no Reino Unido, e publicado pela Rockstar Games em 17 de Setembro de 2013 para PlayStation 3 e Xbox 360. É o primeiro grande título da série Grand Theft Auto desde Grand Theft Auto IV (2008) e a continuação do universo fictício que foi introduzido nesse jogo. Um jogo extremamente antecipado, e depois de muita especulação, Grand Theft Auto V foi anunciado oficialmente em 25 de Outubro de 2013 e o vídeo de estreia lançado alguns dias depois a 2 de Novembro de 2013.

Décimo terceiro jogo da série (incluindo expansões), em Grand Theft Auto V a história decorre na cidade fictícia de Los Santos, no estado de San Andreas e nos seus arredores, baseada na moderna Los Angeles e na Califórnia do SulLos Santos era uma das três cidades do jogo Grand Theft Auto: San Andreas, lançado em 2004. Pela primeira vez na série Grand Theft Auto, em Grand Theft Auto V existem três protagonistas jogáveis: Michael, Trevor e Franklin. A história segue os seus esforços para planejar e executar seis grandes assaltos a acumular riqueza para si mesmos, além de seus conflitos particulares como homens de personalidades completamente distintas. Um modo multijogador online, também está incluído no jogo permitindo até dezasseis jogadores fazerem tarefas e missões cooperativas e competitivas dentro do cenário usado no modo historia. Os produtores visionaram Grand Theft Auto V como um sucessor espiritual de alguns dos seus projectos anteriores, como Red Dead RedemptionMax Payne 3. A produção começou pouco depois do lançamento de Grand Theft Auto IV, e focou-se na inovação das mecânicas centrais da série ao dar ao jogador o controle de três protagonistas.

Grand Theft Auto V foi universalmente aclamado pela crítica especializada e pela comunidade de fãs pela sua história, os personagens, a apresentação e a jogabilidade em mundo aberto. Os sites agregadores de críticas GameRankings e Metacriticderam à versão PlayStation 3 97.01% e 97/100 e à versão Xbox 360 96.20% e 97/100, respectivamente, fazendo de Grand Theft Auto V um dos jogos mais bem avaliados de sempre. Grand Theft Auto V ganhou diversos prémios incluindo "Jogo do Ano" e "Melhor Banda Sonora" nos Spike VGX. Também gerou muita controvérsia devido à representação de temas violentos, como o uso de tortura e a psicopatia de Trevor, bem como o tratamento das mulheres.

Um sucesso comercial, Grand Theft Auto V rendeu para a Take Two $800 milhões de receita nas primeiras 24 horas de vendas (batendo o recorde de Call of Duty: Black Ops II que tinha rendido $500 milhões), e $1 bilhão nos primeiros três dias, tornando-se assim o maior lançamento de sempre e o produto que mais rapidamente vendeu na industria do entretenimento.

 

 

Jogabilidade[editar | editar código-fonte]

Grand Theft Auto V é um jogo de acção-aventura jogado na terceira pessoa. O jogador usa combate de corpo a corpo, armas e explosivos para lutar contra inimigos, e pode correr, saltar, nadar ou usar veículos para navegar pelo mundo do jogo. Em combate, uma mira-automática e um sistema de cobertura podem ser usados como assistência contra os inimigos.13 Um dos objectivos do jogador é completar missões para progredir na história, e tal como outros jogos em mundo aberto, essas missões podem ser completadas segundo a vontade do jogador. Se o jogador comete actos ilegais enquanto joga, poderá haver uma resposta pelas forças da autoridade. A respostas destas forças é medido por uma barra de "Wanted"; se o jogador continua a cometer crimes ou se responde com agressão, a barra acumula estrelas, e os esforços das forças de autoridade para incapacitar o jogador tornam-se pro-activos.13

Em Grand Theft Auto V, o jogador pode-se proteger por trás de objectos durante os tiroteios, para evitar danos dos inimigos.

O modo de um jogador de Grand Theft Auto V é jogador através de três protagonistas controlados pelo jogador; Michael, Trevor e Franklin, criminosos cujas histórias se interligam à medida que completam missões. Enquanto interage com o mundo do jogo, o jogador pode trocar de protagonista à sua vontade. Durante as missões, trocar de personagem poderá ser apenas por necessidade no sentido de se completar certos objectivos, ou como uma opção alternativa para encontrar maneiras criativas de interagir com os personagens; por exemplo, numa missão Michael faz rappel no exterior de um edifício, Franklin dá cobertura com armas, e Trevor controla o helicóptero de fuga, e o jogador pode trocar entre eles para se adequar a um estilo preferido de jogar.14 Cada protagonista controlado pelo jogador tem um numero de oito habilidades, representações numéricas das suas habilidades em certas áreas, como disparar ou conduzir. Para cada protagonista, as oito habilidades "especiais" determina a sua eficácia em empreender uma habilidade que é única para o personagem respectivo; Michael consegue entrar em bullet time em combate, Franklin consegue abrandar o tempo enquanto conduz e Trevor consegue criar o dobro dos danos nos inimigos quando recebe mais de metade dos danos em combate. Existe uma barra no HUD de cada personagem que esvazia quando a habilidade é usada, mas vai enchendo com o tempo quando a habilidade não está a ser usada.15 Apesar do jogador poder completar missões como qualquer um dos três protagonistas, nalgumas das missões mais difíceis poderá ser necessária a assistência de cúmplices controlados pela IA, com habilidades únicas como conduzir ou penetrar em sistemas informáticos, que ficarão com uma parte da recompensa depois de se completar a missão.16 Empregar estratégias diferentes para completar uma missão é encorajado pelo jogo; por exemplo, numa missão de roubo o jogador pode dominar civis com um agente incapacitante se o stealth é favorecido, ou criar o pânico na zona com as armas à mostra.17

O jogo é apresentado em mundo aberto, com um amplo mapa aberto, em que o jogador pode percorrer livremente quando não está numa missão. O mundo tem uma zona rural e a cidade fictícia de Los Santos, e é consideravelmente maior do que os anteriores capítulos da série.18 O jogador pode usufruir de variados modelos veículos para explorar o mundo do jogo, e para acomodar o tamanho do mapa o jogo introduz veículos novos que estavam ausentes no antecessor Grand Theft Auto IV, como aviões e bicicletas.19Enquanto anda livremente pelo mundo, o jogador pode participar em várias actividades especificas de um contexto; por exemplo, é dado ao jogador equipamento de mergulho para explorar as secções subaquáticas do mundo, ou um para-quedas para praticar BASE jumping. Cada personagem tem um smartphone que pode ser usado para contactar amigos, participar em actividades ou aceder à Internet em-jogo.15 A Internet pode ser usada para comprar propriedades como casas ou negócios, e aceder ao mercado bolsista para permitir ao jogador ser accionista em vários negócios; cada personagem pode receber rendimentos ao comprar negócios ou a vender acções.19 O jogador pode comprar melhorias para a armas e veiculo de cada um dos protagonistas, e alterar a sua aparência ao comprar roupas, penteados, tatuagens e jóias.15

Grand Theft Auto Online[editar | editar código-fonte]

O multijogador em GTAV tem o nome de Grand Theft Auto Online.20 Em finais de 2012, a Rockstar afirmou que "redefinir o multijogador em mundo aberto em algo realmente muito especial" teve um enorme foco na produção de Grand Theft Auto V.21 22 23 Grand Theft Auto Online foi concebido para ser uma experiência em separado, que se materializaria no seu próprio jogo num mundo em constante evolução.24 Grand Theft Auto Online permite até dezesseis jogadores explorar livremente o ambiente do jogo do modo de um jogador.25 Os jogadores podem se ajudar uns aos outros em várias actividades, como corridas ou assaltos a bancos. Para muitas dessas actividades, os parâmetros podem ser determinados pelos jogadores, como criar a pista para as corridas ou criar a zona de armas para os jogos deathmatch.26

O multijogador competitivo coloca equipas de jogadores, conhecidas como "crews" (equipas), umas contra as outras em jogos de deathmatch. "Crews" do multijogador de Max Payne 3 passarão para Grand Theft Auto Online; através do Social Club. A Rockstar Games está focada em interligar os modos multijogadores dos seus jogos.27 Um jogador pode pertencer até cinco equipas, ou criar a sua própria. O sucesso em jogos no multijogador dará ao jogador pontos de experiência para a sua equipa, progredindo assim nas tabelas de liderança online.27

Aquando do lançamento, os jogadores depararam-se com dificuldades para ligar-se aos servidores do jogo e ao serviço Social Club e bloqueios durante os tempos de carregamento nas missões iniciais.28 29 30 Em resposta, foi lançada uma actualização para as consolas, resolvendo os problemas;31 as micro-transacções também foram suspensas como meio de precaução.32 Os problemas persistiram durante a segunda semana após o lançamento, com alguns jogadores a relatarem que os progressos para seus personagens tinham desaparecido.33 34 A 10 de Outubro de 2013 foi lançada uma nova actualização pela Rockstar para prevenir as ultimas queixas.35 A 5 de Novembro de 2013 foi editada uma nova actualização (1.05) para corrigir vários problemas técnicos, como por exemplo perdas de progressão e de dinheiro usado online.36 Como compensação pelos problemas, a Rockstar começou a oferecer a partir de 7 de Novembro de 2013 um estimulo de GTA$500,000 (moeda usada em-jogo), a todos os jogadores que estão ligados aGrand Theft Auto Online desde o seu lançamento.37

Grand Theft Auto Online ficou disponível a 1 de Outubro de 2013, e a equipa de produção irá continuar a produzir conteúdo adicional para o serviço após o seu lançamento, disponibilizado através de actualizações;38 39 por exemplo o pacote gratuito ‘Beach Bum’, que ficou disponível a 19 de Novembro de 2013, que inclui trabalhos adicionais entre outras opções.40

Sinopse[editar | editar código-fonte]

Em Grand Theft Auto V, o jogador controla três personagens que têm as histórias interligadas. Michael é um ex-assaltante de bancos na casa dos quarenta anos que vive com uma família disfuncional, consequência da sua vida passada. Michael vive nos subúrbios de classe alta de Rockford Hills, baseado em Beverly Hills. Trevor vive sozinho num atrelado no deserto de Blaine County. Trevor é ex-militar e um antigo companheiro de Michael. Franklin vive com sua Tia Denise em Chamberlain Hills, um bairro de classe média-baixa muito próximo da violência das gangues de rua.41

De acordo com Dan Houser, cada um dos protagonistas é muito diferente de qualquer outro que apareceu na série Grand Theft Auto: Michael representa alguém que "venceu" na vida e agora tenta ajustar a sua vida depois da sua história ter chegado a um fim; Trevor é um ex-piloto da força aérea americana; Franklin é alguém que nunca foi exposto à vida.42

Tudo começa quando Michael,Trevor e Brad estão assaltando um banco em North Yankton.Os três colocam os reféns em um armário e explodem a porta do cofre;quando Michael pega o dinheiro,ele é interceptado por um guarda,mas Trevor atira na cara do guarda e os três fogem até um carro de fuga.Depois de um intenso tiroteio com vários policiais,eles chegam até um carro preparado para fugir com um comparsa cujo nome não é mostrado.Na fuga,uma viatura persegue os quatro e conseguem matar o motorista,Michael então assume o volante e se livra da viatura empurrando até uma árvore;o objetivo do trio é chegar até um helicóptero para despistar a polícia,porém,um bloqueio policial os impede de ir pelo caminho normal e tomam uma rota alternativa passando pela linha de um trem que bate na lateral do carro de fuga inutilizando-o.Perto de fugir,um sniper atira na perna do Brad que não consegue mais se levantar,Trevor e Michael discutem se deixam ou não o companheiro para trás,no meio da discussão, Michael leva um tiro na perna e pede para Trevor fugir para continuar vivo;Trevor fica em dúvida no início e faz um tiroteio com vários policiais,depois de algum tempo,ele decide fugir e encontra uma garota que serviria de refém,no entanto,três policiais aparecem e Trevor joga a garota em cima de um deles e foge;o policial pede para os outros dois pegarem Trevor só que ele correu para um campo aberto e aproveitou a nevasca para fugir.

Depois disso,aparece uma cutscene em que aparece o enterro de Michael e algumas pessoas chorando e Michael observando tudo atrás de umas poucas árvores e fumando enquanto o caixão é posicionado.

Desenvolvimento[editar | editar código-fonte]

Em novembro de 2009, durante uma entrevista com o jornal inglês The Times, o produtor de Grand Theft AutoDan Houser discutiu seu trabalho, incluindo o futuro da série. Confirmando pela primeira vez que a equipe começou a pensar em Grand Theft Auto V, e que também declarou que pretendia escrever um enredo que atingiu cerca de mil páginas. 43

Em julho de 2010, a Rockstar North postou sete anúncios de emprego relacionados com um novo título. A empresa olhou para preencher posições, incluindo artista de ambiente, programadores físicos e animadores de caracteres. O anúncio de emprego estaria procurando pessoas com "experiência profissional em desenvolvimento de um jogo de ação em terceira pessoa".44

Em dezembro de 2010, o presidente da Take-Two, Strauss Zelnick, disse que a empresa "não vai anualizar" os seus maiores franchises como Grand Theft AutoMax Payne e Red Dead (Revolver/Redemption). Ele disse à Reuters que isso iria ameaçar a sua qualidade e corria o risco de afastar os consumidores.45

Em fevereiro e março de 2011, houve várias fugas menores de supostas produções Grand Theft Auto, incluindo registos de nomes de domínio,46 e castings com personagens anteriores da série.47 Os primeiros sinais do jogo entraram online em fevereiro de 2011, através de um CV de um ator,48 que foi seguido pela descoberta de URL's registados estilo GTA.49 Em março uma série de castings para voz para um projeto de nome de código Rush vazaram para a internet. Considerando que uma função incluía James Pedeaston, uma personalidade do rádio em Grand Theft Auto: San Andreas, o projeto presume-se então que foi preocupação da Rockstar.50 51 52

Em junho de 2011, fontes supostamente próximas do produtor disse que o título está no "bom caminho", com retoques finais como mini-jogos que estão já a ser aplicados, e lançamento para 2012 "bastante provável". "É um dos grandes", eles também disseram do jogo, observando que a escala de GTA V é vasta.53

Numa entrevista à PSM3, co-fundador da Team Bondi, Brendan McNamara, foi-lhe perguntado se a Rockstar (que publicou o titulo L.A. Noire) considerou se a tecnologia da qual são proprietários, MotionScan, seria usada para o jogo GTA seguinte. McNamara respondeu: "Sim, eu acho que eles estão olhando para ele para cada jogo. L.A. Noire é um jogo enorme, Grand Theft Auto é incrivelmente grande, então você tem todos os problemas de quão grande o elenco seria e quantas linhas você teria para gravar e todo esse tipo de coisas. Obviamente que gostaria e eles são mais que bem-vindos para utilizar a MotionScan, mas se eles decidirem que não é certo para isso e querem usá-lo para um outro jogo, então tudo bem também ".54

Dan Houser disse que apesar de GTA V ter uma banda sonora para as missões inspirada em títulos anteriores da Rockstar como Red Dead Redemption ou Max Payne 3, as tradicionais estações de rádio irão manter-se.55 O enorme tamanho de Los Santos era necessário para acomodar melhor os voos.56 Dan Houser disse que foi contra a que o novo jogo da série decorresse fora dos EUA.57 A ideia de incluir três protagonistas em GTA V veio das histórias entrelaçadas de GTA IV, incluídas nas expansões Episodes from Liberty City.58 Houser argumentou que os melhores jogos de saem sempre no final de cada geração, afirmando que o tempo tem sido gasto para obter o máximo de proveito da tecnologia actual.59 Leslie Benzies, chefe da Rockstar North, disse que "esperamos que GTA V faça tanto pelos jogos de multijogador em mundo aberto como GTA III fez pelos jogos para um jogador."60 Em entrevista à IGNDan Houser disse que as versões para PC ou Wii U estão a ser consideradas pela Rockstar, mas ainda sem anuncio oficial.61

O tema central da história de Grand Theft Auto V é a "perseguição ao todo poderoso dólar".62 O conteúdo das missões é estruturado ao redor dos personagens principais, no seu esforço para planear e executar assaltos muito complicados para acumularem riqueza para si mesmos. A decisão da equipa de ter o dinheiro como foco principal foi em resposta à crise financeira de 2007-2008; os efeitos da crise nos personagens são o catalisador para os seus assaltos.63 "Queríamos o sentimento de pós-crise, porque trabalha tematicamente neste jogo sobre ladrões de banco", explicou Houser.64

A equipa construiu a história em redor dos assaltos baseados na reacção positiva que tiveram sobre a missão "Three Leaf Clover" em Grand Theft Auto IV, na qual é planeado um assalto, coordenado e executado pelo protagonista principal Niko Bellic e seus cúmplices.65 Houser fez notar que apesar da missão ter sido bem recebida, a equipa no entanto não reproduziu bem a emoção de um assalto e queriam que tal acontecesse em Grand Theft Auto V. "Queríamos ter um bom par de assaltos a bancos realmente fortes. [...] Parecia que era um bom dispositivo que nunca tinha usado no passado. Repetindo a nós mesmos é um medo quando estamos fazendo jogos, em que parte da evolução é apenas tecnológica," explicou Houser.66 Há seis missões de grandes assaltos em Grand Theft Auto V, e muitas das missões de intervalo giram em torno dos esforços para coordenar o trabalho e montar uma equipa.67

A 2 de Julho de 2013, a Rockstar anunciou que Grand Theft Auto V terá de ter uma instalação obrigatória de aproximadamente 8GB na PlayStation 3 e na Xbox 360. A versão Xbox 360 terá dois discos: o primeiro com a instalação e o segundo para ser usado para jogar o jogo.68 A Rockstar também confirmou que será necessário o disco rígido da Xbox 360 ou um disco externo (no mínimo USB 2.0 com 15mb/s de velocidade de leitura e formatado para Xbox 360) para a instalação inicial na Xbox 360. Para PlayStation 3, o jogo terá apenas um disco.20 68

A 23 de Agosto de 2013, foi noticiado que alguns possuidores europeus de PlayStation 3 que fizeram a pré-reserva de Grand Theft Auto V, conseguiam fazer a transferência de alguns aspectos do jogo, incluindo a banda-sonora, assim como diálogos entre personagens.69 70 71 Mais tarde, durante esse dia ouve fuga de detalhes do jogo, e nos dias seguintes, antes da Sony remover o Imagem de pré-reserva da PlayStation Network europeia afirmando que "Pedimos sinceras desculpas à Rockstar e aos fãs de GTA em todo o mundo que foram expostos aos conteúdos."72 73 A Rockstar mais tarde afirmou que "estão profundamente desapontados pelas fugas de informação que estão a ser espalhadas antecipadamente ao lançamento" e que o jogo já estava na fase gold da sua produção.74

O jogo demorou cinco anos a ser produzido,75 por uma equipa de cerca de 250 pessoas. O analista dos média Arvind Bhatia estimou que a produção do jogo custou acima dos US$200 milhões,76 e o repórter do The Scotsman Marty McLaughlin afirmou que o somatório entre a produção e o marketing excedeu os £240 milhões (US$265 milhões), o que faz de Grand Theft Auto V o videojogo mais dispendioso de sempre.77

Cenário[editar | editar código-fonte]

Os produtores estudaram com muita profundidade Los Angeles e reproduziram muitos dos pontos de interesse da cidade em Grand Theft Auto V, como o Sinal de Hollywood.

mundo aberto de Grand Theft Auto V decorre no estado fictício de San Andreas, modelado a partir da Califórnia do Sul. San Andreas já tinha sido usado como o cenário para um jogo anterior da série, Grand Theft Auto: San Andreas, que incluía três cidades separadas por zonas de campo. O mundo de Grand Theft Auto V, no entanto, só inclui uma cidade, Los Santos,78 e continua e recriação do universo fictício introduzido em Grand Theft Auto IV.nota 1 Ao focar o seu trabalho apenas numa cidade em vez de três, a equipa conseguiu assim produzir Los Santos em maior escala e qualidade.14 Para ambos os jogo, Los Angeles foi usada como modelo para Los Santos,81 mas a equipa sentiu que a ambição de ter três cidades em Grand Theft Auto: San Andreas era demasiada e que o jogo não recriou as cidades como eles esperavam. Houser afirmou que "para fazer uma versão adequada de L.A., [...] o jogo teria de te dar aquela sensação de expansão — senão mesmo replica-la", e dividindo o orçamento e mão de obra entre várias cidades teria retirado aquela sensação de capturar "L.A. tal como é".14 O directo de arte Aaron Garbut, sentiu que na era PlayStation 2 a equipa não tinha as capacidades técnicas para capturar Los Angeles adequadamente, e como resultado Los Santos em San Andreas parecia mais "um nível de um jogo com transeuntes a andar por ali aleatoriamente".14 Por conseguinte, a equipa desconsiderou San Andreas como ponto para Grand Theft Auto V, porque já estavam numa nova geração de consolas desde San Andreas e queriam construir a cidade desde o inicio. Como Garbut explicou, com a mudança para o hardware da PlayStation 3 e Xbox 360, "os nossos processos e a fidelidade para com o mundo evoluiu muito desde San Andreas" que usá-lo como modelo seria redundante.14 Los Angeles foi extensivamente estudada para o jogo. A equipa organizou viagens de pesquisa no terreno com guias turísticos e historiadores de arquitectura capturando cerca de 250,000 fotografias e várias horas de vídeos durante essas visitas.82 Também foram estudados modelos virtuais da cidade, dados de census e documentários para recriar a propagação geográfica e demográfica de Los Angeles.14

A equipa não tinha apenas como objectivo recriar a moderna cidade de Los Angeles, mas também uma criação aberta da Califórnia do Sul, que inclui uma vasta zona rural em redor de Los Santos.9 O objectivo da equipa de produção era criar um mundo de larga escala, sem no entanto disso resultar um espaço vazio. Por conseguinte, focaram-se em condensar o mundo aberto do campo num lugar jogável que seria diversificado e detalhado.82 Tal resultou no desenvolvimento de um mundo em maior escala do que em jogos anteriores; Garbut sugeriu que o mundo é suficientemente grande para caber dentro dele os mapas de San AndreasGrand Theft Auto IV e Red Dead Redemption (2010).18 Por forma a acomodar o tamanho do mundo, a equipa melhorou o motor RAGE, que permite ao jogo criar enormes distancias gráficas, superior a capítulos anteriores da série.14 O enorme e aberto espaço também necessitou da introdução de aeronaves, algo que ficou fora de Grand Theft Auto IV devido à escala mais pequena do mundo, limitando assim a eficácia do voo.83 "Queríamos algo enorme [para permitir que o jogador] voasse correctamente", explicou Houser.67 Em adição, povoar o mundo com vida selvagem foi outra das exigências para qual o espaço aberto foi feito. O produtor Leslie Benzies explicou: "devido à escala do mapa [em GTA V] e os diferentes tipos de áreas envolvidas, ter uma zona rural sem animais seria um pouco oco".60

Música[editar | editar código-fonte]

Grand Theft Auto V é o primeiro jogo da série que tem uma banda sonora original.55 84 Para trabalhar na banda sonora, a equipa trouxe o grupo Tangerine Dream em colaboração com Woody Jackson (Red Dead RedemptionL.A. NoireMax Payne 3) e os produtores de hip-hop The Alchemist e Oh No.84 Tangerine Dream e Jackson compuseram cerca de 30 a 40 horas de música que faz parte das missões do jogo para aumentar o sentido de atmosfera; adicionalmente, a musica toca dinamicamente por todo o jogo seja no modo um jogador ou multijogador online.84 67 85

Tal como os jogos anteriores da série, Grand Theft Auto V também tem musica licenciada que se pode ouvir nas rádios em-jogo. A banda sonora foi "concebida para abranger a amplitude da cena musical na moderna cidade de Los Angeles."84 Cerca de 240 canções foram licenciadas, distribuídas por quinze estações de radio de vários géneros musicais. A radio também inclui duas estações de assuntos generalistas com locutores da vida real como por exemplo Stephen Pope e Nathan Williams da banda Wavves.84 85

Em 24 de Setembro de 2013 foi editada no iTunes The Music of Grand Theft Auto V, a banda sonora contendo algumas das faixas existentes no jogo. Várias canções licenciadas estão incluídas, assim como as canções originais feitas especificamente para o jogo. The Music of Grand Theft Auto V foi editada em três volumes: Volume 1: Original Music,Volume 2: The Score e Volume 3: The Soundtrack.86

Marketing e promoção[editar | editar código-fonte]

Conteúdo da Collector’s Edition.

A existência de Grand Theft Auto V foi dada a conhecer pela Rockstar Games a 25 de Outubro de 2011, através de um anuncio na página oficial e na conta Twitter da empresa.87 O conhecimento da existência do jogo causou vários efeitos na companhia parente, aTake-Two Interactive, com as acções da empresa a aumentarem 7% a seguir ao anuncio.88 Jornalistas fizeram notar que o anuncio deGrand Theft Auto V criou uma antecipação significativa na indústria dos videojogos, devido à importância cultural da série Grand Theft Auto e pelo facto de que Grand Theft Auto V ser um dos últimos títulos lançados exclusivamente para a sétima geração de consolas de videojogos.89

Como parte do esforço promocional, o jogo foi extensivamente promovido através de vídeos e demonstrações de imprensa. O video inicial foi lançado a 2 de Novembro de 2011,90 acompanhado com um comunicado de imprensa confirmando o cenário do jogo.91 92 Um ano depois, uma equipa da Game Informer cobriram um capitulo com Grand Theft Auto V para a edição de Dezembro de 2012 da revista, acompanhado por um video lançado a 14 de Novembro de 2012 que apresentava os três protagonistas.14 93 Durante o ano de 2013, a Rockstar Games promoveu de uma forma extensiva o jogo através de vídeos e de exibições de imprensa, concluindo com o ultimo video a 29 de Agosto de 2013 antes do lançamento mundial a 17 de Setembro.94

Para encorajar as pré-vendas do jogo, a Rockstar Games colaborou com vários retalhistas para promover "edições especiais" do jogo. A "Special Edition", por exemplo, inclui um pacote especial, um mapa e códigos para desbloquear conteúdo adicional.95 A editora também colaborou com a Sony Corporation para lançar uma consola PlayStation 3 de 500GB que inclui uma cópia do jogo, trinta dias de experiência no serviço PlayStation Plus e uns auriculares Grand Theft Auto V.96 A Rockstar contratou Shelby Welinder, uma modelo e actriz inglesa para servir como modelo para a loira na praia encontrada na arte promocional de Grand Theft Auto V.97

Pouco antes do lançamento de Grand Theft Auto V, ficou disponível a aplicação iFruit para iOS, que permite ao jogador personalizar os seus carros, criar placas de matricula para a história de Grand Theft Auto V e para Grand Theft Auto Online, assim como cuidar e ensinar truques a Chop, o 

 
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